CURSO DE PRIMATOLOGIA 2018

O Dr. Paul A. Garber (Universidade de Illinois, Urbana, Illinois, EUA) e a Dra. Nicola Schiel (Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil) têm o prazer de informar que iremos oferecer um curso de campo de três semanas sobre ‘Comportamento, ecologia e conservação de primatas’. Esta é a segunda vez que estamos ofertando o curso, que é projetado para estudantes interessados em primatologia, comportamento animal, ecologia tropical, conservação e biologia de campo. O curso envolverá aulas, palestras diárias e observações de campo destinadas a desenvolver uma sólida estrutura teórica e empírica para o estudo da diversidade e complexidade dos ecossistemas tropicais. Todas as palestras, instruções e trabalhos escritos serão em inglês, portanto, os alunos que participarem do curso devem ter proficiência em inglês. O curso contará, ainda, na forma de palestra, com a participação do Dr. Júlio César Bicca-Marques (PUCRS, Brasil) e o Dr. Cory Miller (UCSD, EUA). Este curso está aberto para estudantes de graduação, graduados recentes e estudantes de pós-graduação em todo o mundo.

Cada aluno realizará um projeto de pesquisa individualizado sobre o comportamento, a ecologia ou a conservação de um grupo de saguis comum (Callithrix jacchus) que abrigam a Baracuhy Biological Field Station. A área carateriza-se como um típico habitat de Caatinga. O curso também contará com uma oficina de Sistemas de Informação Global (SIG) e uma oficina de Bioacústica. Além disso, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a cultura, comida e história do Brasil, além de conhecer e interagir com pessoas locais que vivem nas comunidades adjacentes ao local de campo.

O curso será de 5 a 28 de julho de 2018, na Baracuhy Biological Field Station localizada a 4 km do município de Cabaceiras, no estado da Paraíba. Os assistentes de campo (2 alunos de doutorado e 1 pós-doc) trabalharão em estreita colaboração com os alunos para ajudá-los no desenvolvimento e conduzir seu projeto de pesquisa, incluindo a formulação de objetivos e hipóteses, desenvolvendo um conjunto apropriado de métodos de pesquisa, coleta e análise de dados e redação de um relatório final. Os tópicos de pesquisa serão: Efeitos do tamanho corporal no comportamento de postura e locomoção; Diferenças da idade ou do sexo na dieta, atividade e padrões de forrageamento; Cognição espacial e tomada de decisão; Custos e benefícios das interações sociais afiliativas e agonísticas, os sistemas de acasalamento de saguis e os benefícios da assistência cooperativa para lactantes.

 

Para maiores informações ascese o nosso site: https://primatefieldcourse2018.webnode.com/


< Ver todos as notícias