NOTA DA BICHO DO MATO INSTITUTO DE PESQUISA E BICHO DO MATO MEIO AMBIENTE LTDA. SOBRE O INCÊNDIO NO MUSEU NACIONAL, EM 02 DE SETEMBRO DE 2018.
A Bicho do Mato Instituto de Pesquisa, a Bicho do Mato Meio Ambiente Ltda., seus parceiros e colaboradores trazem a público sua perplexidade e apoio incondicional a todos funcionários, estudantes e todos os que, com o incêndio ocorrido no dia 02 de setembro de 2018, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, sentem o abalo ao símbolo, a perda, material ou imaterial do imenso acervo à instituição confiado.
Sem dúvida um patrimônio único e uma perda irreparável para toda sociedade.
Dividimos com os brasileiros o orgulho de termos uma instituição de tamanho peso e excelência no cenário mundial, nos solidarizamos com a situação de descaso das políticas públicas dedicadas a manutenção da Ciência, Tecnologia e Educação no país.
Estamos certos de que todos os profissionais ligados direta ou indiretamente a esta instituição ímpar atuarão sem medir esforços para reergue-la à posição merecida de destaque nacional e internacional.
Nos colocamos à disposição, desde já, como Instituições Parceiras das iniciativas que venham a se desenvolver para que o mais relevante Museu do Brasil não perca o brilho de seus 200 anos de existência.
Belo Horizonte, 09 de setembro de 2018
Equipe de pesquisadores, colaboradores e amigos da
Bicho do Mato Instituto de Pesquisa e
Bicho do Mato Meio Ambiente Ltda.