Parâmetros ecológicos e demográficos de uma espécie/gênero novo: Calassomys apicalis

A espécie (e gênero) Calassomys apicalis foi recentemente descrita, não há ainda informações sobre sua biologia e ecologia. Os dados disponíveis atestam que a espécie habita afloramentos rochosos ou campos rupestres. A vegetação onde a espécie foi registrada apresenta adaptações xerófitas marcantes, suportadas por solos ácidos ou litosolos, sendo pouco desenvolvida e com substrato formado por solos e rochas expostas, muitas vezes coberto por líquens e plantas rupestres (Conceição & Pirani 2005; Giulietti et al., 1997). A amostra do trabalho de Pardiñas e colaboradores (2014) compreendeu 11 indivíduos coletados em julho (inverno) de 2008, sendo quatro machos e sete fêmeas, com peso médio variando entre 36 ± 5 g. Nenhum dado reprodutivo foi registrado in situ. De acordo com os autores, Calassomys apicalis é encontrado em uma área com cerca de 1.000 km² na Serra do Espinhaço.

Dados básicos sobre a biologia e ecologia de uma espécie são essenciais para seu conhecimento, verificação de seu status e para entender os processos que podem afetar seu sucesso em determinada área. Além disso, informações básicas sobre uma espécie nova, pode ajudar a entender quais fatores ameaçam sua sobrevivência. A espécie, descrita dentro de uma Unidade de Conservação localizada na Serra do Espinhaço, região que apresenta grande biodiversidade por estar inserida nas zonas de contato entre Cerrado e Mata Atlântica ao sul, e transição entre Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga ao norte (Lessa et al., 2008). Entretanto, a região é rica em minério de ferro em sua porção meridional, notadamente na região do Quadrilátero. Desta forma, o entorno do Parque é bastante visado ou explorado economicamente. Acreditamos que, esta espécie não ocorra apenas nessa UC e o conhecimento de sua ecologia pode ser usado para identificar locais adequados para sua ocorrência e assim, se necessário, propor ampliação e/ou criação de novas UCs.

Projeto Parâmetros ecológicos e demográficos de uma espécie/gênero novo: Calassomys apicalis (Rodentia: Sigmodontidae), no Parque Nacional Sempre Vivas, Minas Gerais.

Coordenação:

Dr. Leonardo de Carvalho Oliveira

Instituições Envolvidas

  • Bicho do Mato Meio Ambiente

Links Úteis


< Ver todos os projetos de pesquisa