Sobrevivendo na ciência: Um pequeno manual para a Jornada do Cientista

Você, estudante de ciências, certamente já passou por dilemas. Desde a decisão de em qual programa de pós-graduação ingressar até a decisão de para onde submeter os artigos da tese. O ponto é que a carreira acadêmica é cheia de bifurcações e encruzilhadas. Para piorar, muitas vezes espera-se que jovens cientistas aprendam coisas importantes por osmose ou tomem decisões complexas sem terem experiência suficiente. Assuntos crucias costumam ser varridos para debaixo do tapete por serem considerados espinhosos ou complexos demais. Não seria bom poder conversar abertamente sobre vários desses temas com alguém que já está nessa estrada há um bom tempo?

Este livro visa ajudar a suprir essa lacuna. “Sobrevivendo na Ciência” é um livro com conselhos práticos para graduandos e pós-graduandos que desejam tornar-se cientistas, além de conselhos voltados para recém-doutores que estão começando a fase independente da carreira acadêmica. O livro nasceu de uma compilação de versões revistas e atualizadas dos melhores textos publicados no blog “Sobrevivendo na Ciência”, além de textos inéditos. Os textos foram organizados em uma sequência que reflete as etapas da formação de um cientista profissional, tendo como inspiração a “Jornada do Herói”, como elaborada por Joseph Campbell.

O livro está sendo vendido pela Amazon:

Mello, M.A.R. (2017) Sobrevivendo Na Ciência: Um Pequeno Manual Para a Jornada Do Cientista, 1st ed (Edição do Autor), Belo Horizonte. Disponível em versão ebook (ISBN: 978-85-921757-1-9: http://a.co/9FubLwU) e impressa (ISBN: 152040381X: http://a.co/0VD4f41).

Você pode consultar informações detalhadas sobre o livro em: https://marcoarmello.wordpress.com/livro/.

 

 

Texto do Prof. Dr. Marco A. R. Mello (Universidade Federal de Minas Gerais, ICB – Departamento de Biologia Geral)

 

 


< Ver todos as notícias