Histórias na areia e a arte de rastrear bichos

Dia 16 de Março chega de novo o nosso HHC, com o título: Histórias na areia e a ciência de rastrear bichos. Como o Julio Dalponte como anfitrião.

Clima descontraído, papo científico e networking, tudo acompanhado do nosso bar e boa música. Como sempre, as portas da nossa casa serão abertas às 18:30 h, com a palestra começando às 19:30 h e tendo até as 22:00 h para continuar com a confraternização.

Aqui deixamos um pequeno avanço do que será abordado na palestra pelo nosso convidado:

A fim de reconstruir como o rastreamento de animais pode ter evoluído, desde a pré-história até hoje, precisamos distinguir entre três níveis de rastreamento: simples, sistemático e especulativo.
Rastreamento simples pode ser considerado como seguir pegadas numa situação “ótima”, onde as condições permitem impressões claras e fáceis de seguir.

O rastreamento sistemático envolve a coleta sistemática de informações a partir de sinais, até que forneça uma indicação detalhada sobre o comportamento do animal e para onde estava indo.
O rastreamento especulativo implica a criação de uma hipótese de trabalho com base na interpretação inicial dos sinais, no conhecimento do comportamento do animal e no conhecimento do substrato. Em suas pesquisas os rastreadores podem alternar entre rastreamento simples, sistemático e especulativo, conforme se alternam as condições de substrato e vegetação durante o rastreamento de um animal.

Entrada livre. Não perca!

Acompanhe o evento


< Ver todos as notícias