HHC [ Happy Hour Científico]

More

16 de março de 2017 18:30 - 22:00

https://vimeo.com/205598668

Histórias na areia e a ciência de rastrear bichos

Dia 16/03 abrimos de novo as portas para o nosso Happy Hour Científico – HHC –. Uma noite para reunir a todos os profissionais, pesquisadores e amantes das ciências naturais em um ambiente descontraído para compartilhar os conhecimentos sobre os temas mais apaixonantes. Nesta ocasião, vamos ter conosco Julio Dalponte, biólogo, pesquisador, docente e consultor ambiental. Especialista em reconhecimento e estudo de pegadas de mamíferos de grande e médio porte, apresentando a palestra: Histórias na areia e a ciência de rastrear bichos. A admissão será livre a partir das 18:30 e a palestra iniciará as 19:30, tendo nosso bar aberto para confraternização até as 22:00h.

Sinopse:

A fim de reconstruir como o rastreamento de animais pode ter evoluído, desde a pré-história até hoje, precisamos distinguir entre três níveis de rastreamento: simples, sistemático e especulativo.
Rastreamento simples pode ser considerado como seguir pegadas numa situação “ótima”, onde as condições permitem impressões claras e fáceis de seguir.

O rastreamento sistemático envolve a coleta sistemática de informações a partir de sinais, até que forneça uma indicação detalhada sobre o comportamento do animal e para onde estava indo.
O rastreamento especulativo implica a criação de uma hipótese de trabalho com base na interpretação inicial dos sinais, no conhecimento do comportamento do animal e no conhecimento do substrato. Em suas pesquisas os rastreadores podem alternar entre rastreamento simples, sistemático e especulativo, conforme se alternam as condições de substrato e vegetação durante o rastreamento de um animal.
Julio Dalponte

 

Julio Dalponte

Graduação em Licenciatura em Ciências e Habilitação em Biologia, UFMT, 1988. Doutorado em Biologia Animal pela UnB, 2003. É membro do conselho diretor do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais, Pró- Carnívoros. Capacitado por The Nature Conservancy para uso da metodologia de Patrimônio Natural – Avaliação Ecológica Rápida. Professor de Zoologia, Ecologia Animal e Conservação da Biodiversidade. Como pesquisador, concentra os estudos sobre comportamento, ecologia e história natural de mamíferos no campo, possuindo trabalhos com diversos grupos taxonômicos, ênfase em carnívoros.

 

 

Mais informações: contato@bichodomatoip.org

Ver vídeo


< Ver todos as notícias